segunda-feira, 4 de julho de 2011

MULHER TEM QUE SER TRATADA COM CARINHO.

Mulher

Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista.

Creio na força imanente
que vai gerando a família humana,
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.

Creio na solidariedade humana,
na superação dos erros
e angústias do presente.
Aprendi que mais vale lutar
do que recolher tudo fácil.
Antes acreditar do que duvidar."
Cora Coralina
(1889-1985)
 

Mulheres da Paz participam de capacitação em Piraquara


As aprovadas na seleção do Mulheres da Paz participaram de uma capacitação para o cadastramento no projeto Foto: Frans Rodrigues

Cem mulheres de Piraquara, 85 do bairro Guarituba e 15 da Vila Macedo, aprovadas na seleção do Mulheres da Paz entre os dias 11 e 14, participaram de uma capacitação como pré-requisito para o cadastramento no projeto. A relação das candidatas aprovadas está disponível no site: www.piraquara.pr.gov.br.

Durante quatro dias a capacitação ocorreu no Piraquara Solidária (Pirasol). Claudineia Liner Carvalho, 37 anos, moradora da Planta Santa Catarina, foi uma das selecionadas. Solteira, ela é mãe de três filhos. “Espero poder ajudar as outras mães. O diálogo e o saber escutar os filhos são essenciais para a boa convivência”, comentou Claudineia.

Marta Coutinho da Silva, 30, também foi selecionada e está ansiosa para iniciar as atividades da paz. “Quero passar para as outras pessoas o que eu tenho de melhor, que é a paz. Não vejo a hora de iniciar o trabalho”, disse Marta, que é casada e mãe de dois filhos.

Para o secretário municipal de Ação Social, Luiz Carlos Heleno, o município é privilegiado em poder contar com os programas Pronasci e Atitude ao mesmo tempo. “São programas que envolvem várias áreas, além da Ação Social, como, por exemplo, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura e Esportes. A ideia é que consigamos trabalhar na prevenção da violência e na organização das comunidades a partir do olhar dessas mulheres da paz”, declarou o secretário.

Na pautaForam abordados na pauta da capacitação temas como: Cidadania, formação da consciência política e direitos humanos; Marcos institucionais e conceituais acerca da violência; Reflexão acerca da interface entre a violência doméstica contra mulheres e a violência contra crianças e adolescentes; Proteção Especial; Marcos legais acerca da violência; Lei Maria da Penha; Rede de Proteção a Violência de Piraquara, entre outros temas.

Bolsa-benefício
As Mulheres da Paz serão orientadas por uma equipe multidisciplinar, formada por um coordenador, um psicólogo, um assistente social, um assistente administrativo e um cientista social.

Cada participante irá receber uma bolsa-benefício no valor de R$ 190.  De acordo com a coordenadora do projeto, Ângela Finck, as Mulheres da Paz terão como metas divulgar e implementar ações que orientem jovens e adolescentes expostos à violência doméstica e urbana.


Notícia de Piraquara - PR
15/12/2010 Mulheres da Paz: Formatura

A formatura das cerca de 60 Mulheres da Paz de Piraquara irá ocorrer no próximo sábado (18). Desde o ano passado, o projeto vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O evento terá início às 18h30 na Escola Municipal João Batista Salgueiro, que fica no Jardim Primavera.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário